Sustentabilidade

A importância da manutenção periódica do seu veículo

PUBLICADO EM: 16 de outubro de 2019

Quem pensa que manutenção de veículo é coisa para se fazer quando começam a surgir os problemas está destinado a pagar contas altíssimas por estragos que poderiam ser evitados com um pouco de prevenção. A manutenção automotiva deve ser encarada como uma parte do cotidiano do motorista, pois os desgastes do veículo, geralmente, não são fáceis de se detectar quando estão nos estágios iniciais.

A manutenção do carro não só evita que problemas graves aconteçam no decorrer do tempo, mas também mantém o bom rendimento do veículo, muitas vezes gerando uma economia significativa de combustível e de trocas de peças.

Além disso, um carro que passa por manutenção contínua durante anos é mais valorizado, sendo mais fácil revendê-lo.

Quando realizar a manutenção?

É costume realizar procedimentos mais simples a cada semana, mas a manutenção em oficina é normalmente recomendada em função do quanto foi rodado com o veículo.

Quando ele atinge 40 mil km, é provável que algumas peças apresentem desgaste, como cabos de vela e lonas de freio. Isso acontece porque, quando o carro chega nesse estágio de rodagem, as falhas primárias já deram origem às secundárias. São pequenos defeitos que desgastam o veículo em longo prazo, e, por isso, faz-se necessária a revisão.

Já os ajustes de amortecedores e de suspensão são normalmente realizados quando o automóvel atinge 80 mil km, devido ao desgaste constante que as peças sofrem por causa de irregularidades no asfalto. A própria rotação dos eixos causa fadiga em algumas peças, gerando pequenas trincas que podem resultar em falhas catastróficas caso não seja feito o acompanhamento adequado.

A manutenção automotiva é uma parte fundamental da educação do motorista, assim como o ato de dirigir com responsabilidade. Acompanhar a saúde mecânica do seu veículo é garantia de segurança e conforto para suas viagens, de mais economia e de valorização para uma futura revenda. Vale lembrar que a manutenção preventiva geralmente custa bem menos do que a corretiva, o que significa uma boa redução de despesas veiculares!

Recomendados

Sustentabilidade

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) [...]

Saúde e bem estar

Hoje é celebrado o Dia Nacional do Chefe de [...]

Gestão de pessoas

O novo Coronavírus tem transformado a forma [...]