Economia

A importância de reduzir custos na empresa

PUBLICADO EM: 16 de outubro de 2019

Reduzir custos operacionais é um desafio enfrentado por toda empresa, em absolutamente qualquer época. Afinal de contas, é justamente a diminuição dos gastos o que abre caminho para melhorar a lucratividade do negócio como um todo. E, na prática, isso traz vários benefícios diretos e indiretos.

Em meio à competitividade do mercado, que se torna cada vez mais acirrada, o segredo está em não comprometer a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. O caminho mais inteligente é, portanto, reduzir custos na empresa, evitando desperdícios, negociando condições mais favoráveis e engajando todo o time para entrar nessa missão com força total.

Seja com base na margem de contribuição de cada item ou no lucro que deseja obter, um fundamento básico se mantém: os custos. Todas as fórmulas de cálculo de preço buscam cobrir os custos das operações.

Assim, quando você tem custos muito altos, acaba chegando a um preço também alto, que pode estar acima do praticado pela concorrência. Como é de se imaginar, isso deixa sua empresa para trás na corrida pela preferência dos consumidores.

Por outro lado, ao obter uma margem mais enxuta, você pode oferecer promoções e investir na qualidade, ganhando espaço na disputa.

O que você tem que entender o quanto antes é que custos operacionais altos podem inviabilizar um negócio. Nesse cenário nada ideal, muitos empresários acabam com a (falsa) impressão de que não há possibilidade de levar a empresa adiante.

Se a concorrência consegue reduzir custos é possível. Você precisa, portanto, saber que estratégia o concorrente usa para reduzir seus custos de operação e conseguir praticar preços melhores. Além disso, custos altos são fortes indicativos de problemas internos que têm passado despercebidos, tais como:

  • Falta de processos otimizados;
  • Desperdício de materiais;
  • Alto índice de defeito no processo produtivo;
  • Contratos de serviços acima da média de mercado.

Diante disso, cabe ao gestor descobrir quais são os gargalos e aqueles pontos que mais impactam nos custos. Com essa informação em mãos, é hora de correr atrás das devidas soluções.

Recomendados

Saúde e bem estar

O Fenômeno do ‘Loud Quitting’ [...]

Destaque

Agora você tem mais uma opção de pagamento! [...]

Gestão de pessoas

Atualmente, tanto empresas, quanto os [...]

[gs-fb-comments]