Saúde e bem estar

Atividades Físicas para prevenir o Câncer

PUBLICADO EM: 7 de abril de 2020

O hábito de realizar atividade física faz diferença na prevenção do câncer. Não é preciso frequentar academia ou procurar um esporte de impacto ou grande esforço físico. Vinte minutos de caminhada por dia, por exemplo, são recomendados pela SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica).

Segundos dados apurados pela SBOC, 30% a 50% dos casos de câncer podem ser prevenidos a partir de mudanças no estilo de vida: além de praticar atividade física, não fumar, preferir alimentos naturais, manter uma dieta equilibrada, se vacinar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

Como os exercícios ajudam a prevenir a formação de um tumor?

Muita gente já ouviu dizer que atividade física previne câncer. Mas o que pode ter a ver uma coisa com a outra? Como exercitar-se regularmente (no mínimo três vezes por semana com duração mínima de trinta minutos) faz com que diminua o risco de um tumor surgir em nosso organismo?

Grosso modo, a atividade física diária reduz o estresse oxidativo, isto é, a produção de radicais livres, agentes que podem prejudicar o metabolismo intracelular e ocasionar danos ao DNA, RNA, lipídios e proteínas. Radicais livres também promovem o mau funcionamento do sistema de reparo do DNA, contribuindo para a proliferação de células com mutações, ou seja, o desenvolvimento do câncer.

Então procure sempre se exercitar e não se tornar uma pessoa sedentária, a saúde tem que ser prioridade na vida de todos para mantermos uma vida longeva e de muita qualidade!

 

Confira a matéria na íntegra:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/02/04/dia-mundial-de-combate-ao-cancer-medicos-recomendam-atividade-fisica.htm

Recomendados

Saúde e bem estar

O Fenômeno do ‘Loud Quitting’ [...]

Destaque

Agora você tem mais uma opção de pagamento! [...]

Gestão de pessoas

Atualmente, tanto empresas, quanto os [...]

[gs-fb-comments]