Gestão de pessoas

Como motivar sua equipe a ser criativa

PUBLICADO EM: 14 de outubro de 2019

Quando somos crianças nossa criatividade é facilmente acionada pelos estímulos que recebemos, mas quando crescemos, é importante que nossa mente continue sendo criativa, principalmente no ambiente de trabalho. Por isso um bom líder deve sempre estimular a criatividade de seus colaboradores e incentivar para que consigam obter bons resultados das mais diferentes formas.

Veja abaixo algumas dicas para fazer com que sua equipe seja motivada e criativa:

 

Seja aberto para contribuições: É preciso criar um ambiente onde seus colaboradores se sintam à vontade para contribuir. Tendo uma boa relação entre eles é muito possível que o colaborador se sinta à vontade para participar.

Alguns profissionais podem ser mais espontâneos e extrovertidos para participar de um Brainstorm, por exemplo, e retribuir no mesmo momento com a proposta de jogar ideias para todos. Por outro lado, podemos encontrar colaboradores mais introvertidos que não irão se sentir à vontade de dar abertamente sua opinião. A solução nesses casos é começar com uma caixa de sugestões, assim todos podem participar.

Tenha um bom ambiente: Crie ambientes confortáveis para que seu colaborador consiga em meio aos papéis explorar novas ideias em algum espaço mais relaxante.

Hoje em dia é muito comum ver escritórios mais despojados em seus locais de trabalho, isso porque ambientes assim incentivam ao máximo seus colaboradores a serem criativos, e nada melhor do que ter uma estrutura que instigue a ter ideias.

Para quem não tem como mexer na estrutura do local de trabalho, também é possível mudar. As cores e os objetos são um ótimo ponto de partida. Nesses casos invista em paredes chamativas, com desenhos ou palavras motivacionais perfeitas para animar o colaborador. E em objetos porque não trocar uma cadeira por um puff em alguma área comum de convívio do escritório? Mais confortável para relaxar nas horas vagas na empresa.

Recompense a criatividade: Para que o colaborar tenha um retorno e seja estimulado a pensar “fora da caixa”, crie pequenas recompensas, como bônus, jantares ou até mesmo um reconhecimento público dentro de eventos.

A melhor motivação é aquela que sabemos que vamos ganhar algo no futuro. Muitas vezes um elogio ou alguma lembrancinha simples já são o suficiente para mostrar ao colaborar a sua importância. Ele irá se sentir reconhecido e assim, querer ajudar ainda mais a empresa a alcançar novos objetivos.

Apoie a diversidade: Quanto mais pessoas com diferentes vivências e experiências de vida, mais novas ideias para se pensar e criar. Ter um grupo composto por diversas pessoas na empresa é um ponto forte. Por isso nos recrutamentos, busque talentos que irão trazer para empresa suas visões diversas, sendo pessoas de diferentes gêneros, religiões, culturas, classes sociais e de diferentes idades. Sendo jovens, adultos ou idosos, cada geração pode acrescentar muito para a empresa.

 

Recomendados

Saúde e bem estar

O Fenômeno do ‘Loud Quitting’ [...]

Destaque

Agora você tem mais uma opção de pagamento! [...]

Gestão de pessoas

Atualmente, tanto empresas, quanto os [...]

[gs-fb-comments]