Gestão de pessoas

Como usar a estratégia de People Analytics na sua empresa?

PUBLICADO EM: 18 de maio de 2023

O People Analytics pode ser entendido como uma metodologia de processos de coleta, que organiza e analisa diferentes dados baseados no comportamento dos colaboradores, onde os líderes de RH interpretam de forma estratégica os resultados para melhor aplicar na gestão.  

Mas de que forma isso pode ser implementado na empresa? 

É o que vamos te contar abaixo! 

Continue a leitura e entenda como o People Analytics funciona, por que utilizar essa estratégia e de que forma ele pode estar presente no dia a dia da organização.  

Como acontece o processo de People Analytics? 

Dividido em 4 etapas, a estratégia de People Analytics une diversas análises relacionadas à produtividade para melhorar a gestão de pessoas e os processos de recrutamento e seleção de maneira a tornar o RH mais eficaz.  

Assim, cada estágio dessa metodologia é classificado em: coleta, cálculo, análise e modelagem. 

Entenda agora cada um deles.  

1- Coleta 

É o primeiro passo para obter o maior número de informações possíveis a respeito dos padrões comportamentais dos colaboradores e dos insights coletados com os candidatos na hora do recrutamento e seleção.  

Nesta etapa, os dados podem vir de todos os lugares de maneira interna (pesquisas realizadas dentro da empresa, sistemas de gestão e conduta dos funcionários) ou externa (redes sociais, currículos dos interessados nas vagas e etc).  

2- Cálculo 

A partir dos dados coletados, é a hora de calcular, ou seja, fazer uma pré-análise das informações da etapa anterior.  

3- Análise 

A penúltima etapa do People Analytics, consiste em ter uma visão geral a partir dos dados coletados e dos cálculos feitos, permitindo que o RH possa tomar as primeiras decisões com base na gestão da empresa, considerando novas tendências, forças e fraquezas, lacunas ou problemas relacionados a equipe.  

4- Modelagem 

A modelagem é o processo de cruzar os dados e números colhidos nos tópicos anteriores. Dessa maneira, é possível descobrir informações a respeito do seu colaborador e quais estratégias podem ser utilizadas para melhorar sua produtividade na organização.  

Por que aplicar o People Analytics na sua empresa? 

Existem vários fatores que influenciam e tornam a metodologia de People Analytics algo positivo para a organização.

  • Recrutamento aprimorado com base em dados históricos; 
  • Insights; 
  • Desenho de estratégias para aumentar a motivação  e o engajamento dos colaboradores; 
  • Maior retenção de talentos; 
  • Treinamentos mais eficazes; 
  • Melhoria na experiência do colaborador. 

Como implementar o People Analytics no dia a dia da organização? 

Agora que você já sabe como o People Analytics é dividido e quais vantagens ele traz para a empresa, está na hora de entender como ele pode ser implementado na prática. 

Mesmo que no início essa metodologia pareça complicada, com as informações certas e seguindo os passos abaixo, é possível tornar essa ferramenta como parte da organização. Olha só: 

1- Identificação dos problemas 

Como primeiro passo, é necessário identificar quais são os problemas que a empresa apresenta e com qual objetivo essa metodologia será usada. Melhorar o engajamento dos colaboradores, reduzir a taxa de turnover, atrair talentos para a organização, são alguns exemplos.  

2- Classificação dos problemas  

Com os problemas listados, você deve classificá-los em ordem de importância e prioridade para serem solucionados com o People Analytics. Sempre em ordem decrescente, do mais urgente para o menos urgente.  

3- Coleta de dados  

A parte de coleta, como já vimos no início do texto, é uma das etapas mais importantes que devem ser coletados somente dados estratégicos para evitar perda de tempo e retrabalho. 

Relatórios de desempenho, pesquisa de satisfação e questionários internos, são válidos nesse momento para que em conjunto com os indicadores de RH, possam ter o máximo de resultados na hora da análise.  

Recomendação de leitura: 5 dicas para iniciar o RH estratégico  

4- Análise 

A etapa de análise requer muitas vezes a leitura de dados estatísticos, mas com o auxílio de ferramentas como o Business Intelligence, por exemplo, esse processo fica mais fácil de ser explorado, simplificando essas informações para que a definição do plano de ação seja mais assertiva.   

5- Plano de ação 

Agora que os problemas já foram identificados, classificados, os dados coletados e a análise feita, é hora de montar o plano de ação.  

 Identificando todos os pontos levantados nas etapas anteriores, é nesta parte do processo que eles deverão ser resolvidos a partir de estratégias que envolvam problema e solução.  

 Dessa maneira, é possível dizer que além de organizar a gestão de pessoas como um todo, o People Analytics também é fundamental na hora de diminuir a taxa de turnover e aumentar a retenção de talentos 

Leia também: Como o RH pode usar a estratégia de employer branding para atrair e reter talentos? 

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