Saúde e bem estar

Conheça as vantagens que uma empresa obtém ao oferecer o vale-benefício

PUBLICADO EM: 10 de março de 2020

A oferta de benefícios já é uma estratégia comum no meio empresarial. Além de proporcionar mais qualidade de vida aos funcionários, também é vantajoso para a empresa.

No momento de aceitar ou não um emprego, os candidatos não avaliam somente o salário, mas outros diversos fatores e, claro, o conjunto de benefícios é um deles.

Sendo assim, para a empresa, oferecer benefícios é mais uma maneira de reter os talentos mais disputados no mercado de trabalho, além de manter o time sempre motivado e engajado.

Entre os benefícios, um dos mais comuns é o Cartão Alimentação. E não somente os funcionários tiram proveito dele, mas as empresas também!

 

Previsão de gastos e logística simples

Os alimentos sofrem com a alteração da inflação diretamente. Sendo assim, ao estipular um valor a ser depositado mensalmente no cartão, é possível ter previsão e controle sobre os custos.

A cesta básica, por sua vez, é constituída por um conjunto de alimentos e produtos pré-determinados. Alguns não agradam o funcionário e, consequentemente, ocorre desperdício e custos desnecessários.

Uma maneira de evitar esses problemas, é dar mais liberdade de escolha aos funcionários. O Cartão Alimentação pode ser utilizado em supermercados, açougues, mercearias e hortifrútis.

Dessa maneira, o colaborador pode optar somente pelos alimentos de sua preferência, evitando o desperdício de alimento e dinheiro, já que é possível direcionar a verba para alimentos que realmente serão utilizados.

 

Redução de impostos

A verba destinada para abastecer os cartões de vale-alimentação é livre de tributações fiscais.

Além disso, através do Programa de Alimentação dos Trabalhadores (PAT), do governo federal, regulamentado em 1991, concede incentivo fiscal para as empresas que oferecem Cartão Alimentação, sendo possível reduzir até 4% os custos com imposto.

 

Aumento da produtividade

Colaboradores saudáveis e com mais motivação produzem mais. Logo, a empresa que oferece o Cartão Alimentação tende a obter essa vantagem assim que incorpora esse benefício.

O sentimento de valorização e reconhecimento faz com que o colaborador queira tornar o ambiente ainda mais propício para que outros benefícios sejam acrescentados ao seu cotidiano.

 

No entanto, o fato de oferecer benefícios resulta em mais atividades para os profissionais de recursos humanos e equipe financeira. Sendo assim, é aconselhável contar com uma gestão de pessoas e benefícios especializada. Dessa forma, você não sobrecarrega os funcionários, evita fraudes e diminui o volume de burocracias internas da empresa.

Recomendados

Saúde e bem estar

O Fenômeno do ‘Loud Quitting’ [...]

Destaque

Agora você tem mais uma opção de pagamento! [...]

Gestão de pessoas

Atualmente, tanto empresas, quanto os [...]

[gs-fb-comments]