Gestão de pessoas

Dia da Consciência Negra

PUBLICADO EM: 20 de novembro de 2019

O dia da consciência negra é comemorado em vários municípios do Brasil, representando a luta dos negros pelos seus direitos após passarem por anos de um período escravocrata.

O dia 20 foi escolhido para representar a memória de Zumbi dos Palmares, importante figura negra que combateu a escravidão na região do Nordeste, e que foi morto no dia 20 de novembro de 1695, lutando pelo seu direito de ser livre. Logo a data surgiu para que se fosse celebrada a luta afro-brasileira e também para relembrar este ícone da resistência contra a escravidão.

Zumbi dos Palmares nasceu em 1655 no estado de Alagoas e foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão. O Quilombo dos Palmares é a região que está localizada na Serra da Barriga, que faz parte do Município de União dos Palmares em Alagoas, onde era composto por pessoas que haviam sido escravizadas, mas que conseguiram escapar das fazendas, fazendo com que essa região chegasse a ter 30 mil habitantes.

A história dos africanos no Brasil começa em 1530, quando chegaram na Bahia os primeiros de muitos africanos que seriam escravizados em trabalhos forçados, do qual, só foi abolido em 1888 pela Lei Áurea que passou a proibir a escravidão no Brasil, mas que obviamente não se acabou por completo, deixando até hoje rastros da escravidão além da história.

Por esses motivos, a importância da data se dá pela luta que os negros ainda buscam na sociedade, por uma igualdade de direitos com pessoas brancas. Sendo assim, a data é uma importante maneira para que todos possam rever os atos que estão marcados na história com crueldade e pensar que a sociedade mesmo em outros tempos, ainda possuem várias questões que devem ser melhoradas até não haver mais como os casos de racismo.

Neste dia, devemos refletir sobre os atos e buscar combater o preconceito e o racismo, dando voz as pessoas negras, ressaltando que a luta contra a discriminação racial é sim muito importante e que, infelizmente, ainda existe.

Recomendados

Saúde e bem estar

O Fenômeno do ‘Loud Quitting’ [...]

Destaque

Agora você tem mais uma opção de pagamento! [...]

Gestão de pessoas

Atualmente, tanto empresas, quanto os [...]

[gs-fb-comments]