Gestão de pessoas

Dia Mundial da Gentileza

PUBLICADO EM: 13 de novembro de 2019

Agradecer, elogiar, ajudar, sorrir, pequenos gestos que podem ser muito valiosos em um dia em que tudo parece ruim.

Por isso, nesse Dia Mundial da Gentileza vamos mostrar a história do dia além de falar sobre a importância de se ter gentileza nas organizações.

O dia Mundial da Gentileza é celebrado em 13 de novembro. A data surgiu em 1997 em um congresso no Japão a partir do movimento do grupo Small Kindness Movement of Japan que era composto por várias nações diferentes, que praticavam ações de gentileza em seus países.

Após três anos, o movimento mundial pela gentileza foi lançado e até hoje é comemorado pelo mundo inteiro.

Promovendo a gentileza no trabalho

Convivemos diariamente com pessoas diversas durante horas em um mesmo espaço, por isso é mais do que necessário que os relacionamentos sejam harmoniosos.

Cinco ações de gentileza no trabalho:

Cumprimentar as pessoas: É sempre bom chegar em um ambiente e ser bem recebido. Cumprimentar, dar um bom dia e se despedir das pessoas, já um grande passo para um começo de gentileza.

Palavras mágicas: O uso das palavras “Muito Obrigada”, “Por Favor”, “De nada” são essenciais para se ter no vocabulário do dia a dia, não só por uma questão de educação, mas para gentil também.

Elogios: Quem aí não gosta de elogios? Isso é algo que deve se ter nas empresas, não como uma forma de querer se aproveitar da pessoa, mas sim com algo espontâneo, que irá motivá-la a continuar fazendo um bom trabalho e alegrando seu dia.

Atenção: Ouvir o que a pessoa diz e dar atenção de verdade para uma pessoa as vezes é tudo o que ela precisa no momento. Por isso dedique alguns minutinhos, se importe com o que ela tem a dizer.

Empatia: Talvez o elemento mais importante que liga todas as ações. Ter empatia é essencial para se criar gentiliza, afinal se colocar no lugar do outro irá gerar novas ações a partir do que você acredita que a pessoa precisa no momento. Só de ter essa compreensão sobre o que o outro pode estar passando e querer melhorar o seu dia já é algo muito gentil.

Criar bons relacionamentos e ser mais humano faz com que as corporações melhorem, gera maior engajamento dos funcionários e melhora o clima do ambiente.

Recomendados

Saúde e bem estar

O Fenômeno do ‘Loud Quitting’ [...]

Destaque

Agora você tem mais uma opção de pagamento! [...]

Gestão de pessoas

Atualmente, tanto empresas, quanto os [...]

[gs-fb-comments]