Saúde e bem estar

Dia Mundial da Higienização das Mãos

PUBLICADO EM: 5 de maio de 2020

Estamos vivendo um período de pandemia causada pelo Coronavírus, onde é necessário muito cuidado com a sua higiene.

Aproveitamos que hoje é o Dia Mundial de Higienização das Mãos e separamos um texto com dicas e falando sobre a importância de manter a higiene das mãos.

 

Por que higienizar as mãos?

A prática remove os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos. Não lavamos as mãos porque não acreditamos como pode ser prejudicial.

Talvez por preguiça ou porque pensamos que já estão limpas. No entanto, é preciso saber que os vírus, bactérias e contaminantes estão por todos os lados, inclusive em lugares que supostamente estão limpos.

 

Qual deve ser o tempo de duração do procedimento?

A higienização simples das mãos deve ter duração entre 40 a 60 segundos.

 

Devo retirar joias e relógio durante a higienização das mãos?

Sob esses objetos, frequentemente acumulam-se microrganismos. Por isso, devemos retirá-los antes de situações de maior risco de contaminação ou transmissão de vírus e bactérias, como antes do preparo de qualquer alimento; em contato com pacientes doentes; e antes de tratar algum machucado. Guardamos esses objetos, higienizamos as mãos e estamos protegidos.

 

O álcool em gel substitui a lavagem das mãos?

Não. O álcool gel é indicado para a desinfecção das mãos. Em tempos de gripes e viroses é absolutamente fundamental, mas não substitui a água.

 

Confira a matéria na íntegra:

https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/unifor/ensinando-e-aprendendo/noticia/2019/04/29/unifor-promove-semana-de-conscientizacao-de-higiene-das-maos.ghtml

Recomendados

Gestão de pessoas

Revolução Farroupilha O Grupo Green Card, [...]

Saúde e bem estar

Setembro Amarelo Setembro é o mês em que é [...]

Sustentabilidade

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) [...]