Saúde e bem estar

Dia Mundial do combate ao fumo

PUBLICADO EM: 6 de maio de 2020

O Tabagismo traz grandes males a saúde das pessoas e a empresa pode ser um grande aliado daqueles que queiram parar de fumar.

Embora a mídia faça grande divulgação sobre os malefícios do tabagismo, muitas pessoas ainda não sabem os riscos que a prática oferece. Ensinar os danos a curto e médio prazo, de uma forma didática, ajuda na redução de fumantes. É importante fazer o colaborador refletir sobres os problemas causados para si e para os companheiros de serviço.

O número de fumantes tem caído constantemente em todo o mundo. Se durante a década de 80 fumar era moda, com marcas de cigarro estampadas nos carros de Fórmula 1, hoje a realidade é bem diferente. O Poder Público tem delimitado os locais onde a prática é liberada e realizado campanhas de conscientização. As empresas também participam desse trabalho contra o tabagismo.

 

Empresas e o tabagismo

As empresas devem planejar técnicas para abordar o tabagismo e reduzir a sua incidência. Primeiramente, devem ser indicados os danos que produtos do tipo fazem para a saúde dos trabalhadores e suas famílias.

Pesquisas feitas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que um fumante tem 10 vezes mais chances de adquirir câncer de pulmão, 05 vezes mais possibilidades de ter infarto e 02 vezes mais de sofrer um derrame. Com essas informações os funcionários irão pensar um pouco mais antes de fumar.

 

Direito dos colegas não fumantes

Você sabia que os trabalhadores que não possuem o hábito de fumar podem exigir um ambiente livre do tabagismo e inclusive cobrar ressarcimento por eventuais doenças de tabagismo passivo?

Trabalhadores de bares e restaurantes, com áreas liberadas para o fumo, podem consumir grandes quantidades de fumaça tóxica durante uma jornada de 8h de trabalho. Mesmo que todos os colabores de um determinado setor fumem, não será permitido o fumo neste ambiente, por exemplo.

 

Matéria na íntegra:

https://www.conceitozen.com.br/o-que-as-empresas-podem-fazer-sobre-o-tabagismo.html

Recomendados

Saúde e bem estar

O Fenômeno do ‘Loud Quitting’ [...]

Destaque

Agora você tem mais uma opção de pagamento! [...]

Gestão de pessoas

Atualmente, tanto empresas, quanto os [...]

[gs-fb-comments]