Empreendedorismo

Dicas para ser um bom líder

PUBLICADO EM: 12 de agosto de 2019

Para ter o seu próprio negócio e ser bem-sucedido é imprescindível ter autonomia e liderança, buscando sempre o melhor para sua empresa e sem medo de tomar decisões. Separamos alguns tópicos que podem ajudar na formação de um líder, são eles:

Honestidade e resiliência

O mindset empreendedor deve ter profundas raízes naquilo que você acredita e propaga. Por isso, suas características pessoais têm grande influência no seu estilo de liderança!

Certifique-se de adotar e replicar uma postura honesta e resiliente em todas as decisões da nova empresa. Dessa forma, você assegura o respeito de seu círculo profissional e evita que dificuldades do cotidiano abalem seu foco no objetivo.

Saiba delegar funções

Alguns líderes, principalmente aqueles que construíram cada alicerce da operação, têm dificuldade para delegar atividades à equipe. Cuidado! Além de desnecessariamente centralizadora, essa é uma atitude bastante improdutiva!

Para evitar o erro, você precisa selecionar funcionários nos quais confie e acioná-los para as tarefas processuais. Distancie-se da rotina e reserve o seu tempo para o que é mais importante e estratégico: fazer seu negócio crescer.

Trace metas

Em um âmbito mais estratégico, a definição das metas empresariais certamente desponta como um dos itens básicos em um negócio bem-sucedido. Afinal, você só poderá ter os resultados que almeja se souber o que fazer para chegar lá!

Sendo assim, não postergue as análises do seu negócio e formalize os objetivos (em curto, médio e longo prazo), assegurando que a equipe tenha ciência deles e os empregue como norte para as atividades cotidianas.

Comunicação é a chave para o sucesso

Um bom fluxo de comunicação é essencial para otimizar rotinas e evitar erros, gerando mais produtividade e minimizando os riscos de prejuízos por desencontro de informações.

Certifique-se, portanto, de criar (e alimentar) canais eficazes de comunicação, nas dependências da empresa e também externamente, permitindo que a equipe e os demais públicos de interesse possam interagir sem barreiras ou ruídos.

Grupo Green Card

Marketing

Recomendados

Saúde e bem estar

O Fenômeno do ‘Loud Quitting’ [...]

Destaque

Agora você tem mais uma opção de pagamento! [...]

Gestão de pessoas

Atualmente, tanto empresas, quanto os [...]

[gs-fb-comments]