Gestão de pessoas

Dia da Consciência Negra

PUBLICADO EM: 19 de novembro de 2020

O dia 20 de novembro é um dia de reflexão e luta. Refletir sobre as reais condições de vida da população negra brasileira, no pós abolição, e refletir sobre as reais condições de vida do povo brasileiro, que é, em sua maioria, constituído por uma população miscigenada.

Nesta reflexão precisamos pontuar a violência estampada no índice de homicídios que atinge a população, e os diversos direitos sociais, escassos para toda a classe trabalhadora e ainda mais limitado à população negra.

Origem:

O 20 de novembro faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados nordestinos de Alagoas e Pernambuco. Considerado símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo negro, Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes.

Apesar de oficializada somente em 2011, a escolha da data em memória de Zumbi ocorreu na década de 1970 e partiu das conversas de quatro universitários gaúchos: Oliveira Silvera, Vilmar Nunes, Ilmo da Silva e Antônio Carlos Côrtes. Eles frequentavam rodas de conversa que questionavam a legitimidade do 13 de maio, data da abolição da escravatura, para o povo negro.

O Dia da Consciência Negra é importante para relembramos que a nossa sociedade foi construída por meio da escravidão. Por mais que melhorias e mudanças tenham acontecido, a falta de oportunidades para a população negra, o racismo presente nos detalhes do cotidiano e as tentativas de apagar a cultura africana evidenciam que ainda temos um longo caminho a ser trilhado.

Recomendados

Saúde e bem estar

O Fenômeno do ‘Loud Quitting’ [...]

Destaque

Agora você tem mais uma opção de pagamento! [...]

Gestão de pessoas

Atualmente, tanto empresas, quanto os [...]

[gs-fb-comments]