Gestão de pessoas

Revolução Farroupilha

PUBLICADO EM: 18 de setembro de 2020

Revolução Farroupilha

O Grupo Green Card, como tradicional empresa que nasceu no Sul do Brasil, não poderia deixar de prestigiar o dia 20 de setembro, data de comemorar o orgulho de ser gaúcho e relembrar a Revolução Farroupilha (ou Guerra dos Farrapos), importante marco regionalista ocorrido no Rio Grande do Sul.

Essa revolução aconteceu por motivos econômicos que ligaram o descontentamento da classe dominante gaúcha aos elevados impostos sobre a produção de charque e altas taxas de exportações do governo regencial. Foi então que no dia 20 de setembro de 1835 iniciou-se a revolta armada nos arredores da capital. Em 1845 a guerra chegou ao fim depois de seus 10 anos, e assim foi feito o trato de paz que garantia aos farrapos condições melhores em relação aos impostos.

Hoje a celebração acontece na Semana farroupilha, que é vista como um culto pela garra dos que participaram da guerra e mantém o cultivo da tradição gaúcha, que começa no dia 07 de setembro e vai até o dia 20, feriado regional no Estado gaúcho.

Durante a semana Farroupilha, são feitos desfiles em homenagem a líderes da Revolução além de encontros no Acampamento Farroupilha presente na cidade com cerca de 400 piquetes tradicionalistas. O Movimento Tradicionalista Gaúcho, também está presente como uma importante entidade cívica do RS que realiza diversas atividades para continuar fortalecendo a cultura gaúcha de geração para geração.

Este ano, devido a pandemia do Covid-19, os acampamentos estão proibidos e as festas serão virtuais.

Na bandeira do Rio Grande do Sul, a cor vermelha representa o sangue da Guerra dos Farrapos juntamente com a república e a liberdade. Já as cores verde e amarelo representam o Brasil.

 

Recomendados

Saúde e bem estar

O Fenômeno do ‘Loud Quitting’ [...]

Destaque

Agora você tem mais uma opção de pagamento! [...]

Gestão de pessoas

Atualmente, tanto empresas, quanto os [...]

[gs-fb-comments]