Economia

Mantendo o capital de Giro na sua empresa

PUBLICADO EM: 24 de junho de 2019

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae-SP (2018), 27% das novas empresas fecham as portas no primeiro ano, chegando a 50% as que encerram as atividades nos quatro primeiros anos. A mesma pesquisa identificou que, entre as seis principais causas de falência, três estão relacionadas a ações do empresário que levam à deterioração da saúde financeira do negócio.

Toda empresa deve possuir um capital de giro para que consiga se manter até recuperar o valor investido, mas muitas pessoas acabam perdendo a mão e administrando mal o dinheiro reserva. O capital de giro deve ser utilizado apenas em situações de risco. O controle do caixa, sobre o que entra (vendas) e sai (compra de mercadorias e pagamentos de funcionários) devem ser organizados e priorizados no pagamento de despesas, sendo necessário recorrer ao capital de giro em último caso.

Quando o empresário utiliza o capital de giro o mesmo deve ser devolvido o quanto antes, pois é uma forma mais segura de manter a sua empresa no mercado.

Como a parte financeira é o coração da empresa, precisa de cuidados e de um planejamento. Se não houver um equilíbrio nas contas, pode ficar inadimplente e aumentar consideravelmente os juros e as faturas a pagar. Algumas ferramentas podem ajudar a administrar as contas, como softwares ou blogs voltados para contabilidade.

Conheça cada parte da empresa e registre pontualmente despesas e receitas. Isso permite identificar onde houve falha ou como melhorar as finanças.

É fundamental lembrar que notas fiscais ainda não emitidas e valores projetados não entram nessa conta, apenas no fluxo de caixa. É importante controlar essa parte para manter a conta no azul. Considere apenas tudo que já foi pago e está disponível para uso.

Tente aumentar os prazos de pagamento para evitar inadimplência. Só pague à vista se as condições forem realmente melhores.

O ideal é buscar sempre fazer mais por menos custos. Isso aumenta a produtividade da empresa e consequentemente seu lucro. É interessante cortar o máximo de gastos possíveis, por menores que pareçam. Apagar a luz ao deixar um ambiente vazio já é uma grande atitude e um bom começo.

Grupo Green Card

Marketing

Recomendados

Saúde e bem estar

O Fenômeno do ‘Loud Quitting’ [...]

Destaque

Agora você tem mais uma opção de pagamento! [...]

Gestão de pessoas

Atualmente, tanto empresas, quanto os [...]

[gs-fb-comments]