Empreendedorismo

Montando um restaurante

PUBLICADO EM: 24 de junho de 2019

Para entender como montar um restaurante e ser bem-sucedido é importante estar atento a alguns detalhes fundamentais que vão assegurar a conquista do mercado:

Tenha um plano

Muitos restaurantes fecham as portas ainda no primeiro ano de trabalho. O fracasso de muitos destes estabelecimentos está diretamente associado à falta de um planejamento inicial. Se organizar é vital! Não conhecer seu público alvo, os custos de seu negócio, detalhes do ponto comercial escolhidos, entre outros fatores, é assumir que está tudo bem ao tentar caminhar na completa escuridão. Mapeie tudo no papel antes de comprar a primeira colher ou quebrar o primeiro ovo.

Escolha o melhor ponto

Dependendo de quanto dinheiro você tem para investir e o tipo de restaurante que você deseja montar, o local deve ser escolhido com todo cuidado. Considere questões de acessibilidade dos clientes potenciais e as facilidades para encontrar em seu restaurante.

Defina o tipo de comida

O estilo de comida servido deve combinar com o estilo do restaurante. Mesmo o local mais simples que sirva apenas o famoso PF (prato feito) deve investir em alimentos e pratos que encantem o paladar dos clientes e os façam voltar. A decoração e mobiliário do ambiente devem passar ao cliente o conceito do local e o tipo de comida que irá encontrar. Monte um cardápio coerente com seu ambiente, afinal, ninguém procura por um cachorro-quente em um restaurante japonês. Invista pesado neste ponto, pois será o principal atrativo de seu empreendimento, além de sua marca e identidade.

Conheça seus potenciais clientes

É quase impossível montar um restaurante que atinja um perfil universal de público. Esta é a primeira coisa a se ter em mente e aceitar. Você irá apenas trabalhar com uma fatia de pessoas. Portanto, dê o seu melhor para cativar e conquistar o público-alvo que escolheu atender. Pode parecer desagradável não poder trabalhar com 100% dos clientes existentes no mercado, mas saiba que, na realidade, trabalhar com públicos de nicho é uma aposta segura de lucro. Escolha seu público segundo o extrato social e faixa etária que deseja atingir. Conheça seus gostos e hábitos, para então montar um ambiente e cardápio que vão de acordo com as expectativas dessa clientela.

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