Gestão de pessoas

O que é Clima Organizacional?

PUBLICADO EM: 16 de outubro de 2019

Os elementos perceptíveis e mensuráveis do ambiente corporativo são o grupo de fatores que constituem o clima organizacional. Esse é o principal indicador de satisfação (ou insatisfação) dos colabores de uma companhia, considerando diferentes aspectos corporativos, como valorização profissional, comunicação, identificação com os valores da empresa, as políticas de recursos humanos, modelos de gestão aplicados, entre outros.

O clima, portanto, é o maior indicador do estado de ânimo individual e geral dos membros da corporação, diretamente vinculado à relação estabelecida entre empresa e funcionários. Para que esses índices de satisfação sejam formados, os trabalhadores levam em conta diversos fatores, como: benefícios oferecidos, comportamento dos colegas e liderança, modelo de gestão, carga horária, ferramentas de trabalho e objetivos.

Por ser algo subjetivo, o clima organizacional é percebido nas entrelinhas das atividades rotineiras de uma empresa, como por exemplo na confiança que o empregado tem em seu líder, na colaboração de seu time, na crença no produto ou serviço que a empresa oferece ou na felicidade do empregado ao sair de casa para ir trabalhar.

Ao investigar o clima organizacional, a empresa tem o intuito de conhecer melhor sobre as pessoas que a compõem e qual o pensamento delas em relação a tudo que acontece no ambiente de trabalho.

O impacto direto ou indireto desses fatores nos membros da empresa influencia não apenas o comportamento e a saúde desses profissionais, como a motivação e o rendimento como um todo. Garantir a qualidade do meio corporativo significa planejar e efetuar medidas para melhorar essa questão.

Como o clima organizacional influencia na motivação dos colaboradores?

As pessoas passam grande parte de seu tempo dentro do ambiente profissional. Se esse ambiente não proporcionar momentos agradáveis de convivência, o profissional tende a ficar insatisfeito e desmotivado para exercer suas funções e até mesmo comparecer à empresa. Afinal, ninguém gosta de permanecer em um ambiente desagradável e hostil.

Recomendados

Destaque

Cabe dizer que ao longo dos últimos 20 anos, [...]

Destaque

O Programa de Alimentação do Trabalhador [...]

Gestão de pessoas

Você sabia que quatro em cada dez brasileiros [...]