Saúde e bem estar

Os benefícios do café na disposição para o trabalho

PUBLICADO EM: 7 de abril de 2020

Muito além do hábito, o consumo de café no trabalho representa um momento de descontração e relaxamento. Muitos funcionários recorrem à bebida como estratégia para afastar o sono ou mesmo para fazer uma pausa. Desde que consumido com moderação, o café traz diversos benefícios para a saúde e contribui para gerar mais disposição e energia para o trabalho.

A cafeína, principal componente do café, é responsável pelos processos de ativação da atenção e da memória. Por incentivar a liberação da dopamina, uma xícara da bebida estimula o organismo, melhorando a disposição e a produtividade.

O tradicional cafezinho também contribui para funcionários mais animados! Isso porque a liberação da dopamina provoca a melhora temporária do humor.

O estímulo gerado pela cafeína costuma ser rápido no organismo, permitindo um aumento de disposição e concentração. Como essa substância age diretamente sobre o sistema nervoso central, a sensação de cansaço e sonolência são rapidamente afastadas a partir do primeiro gole.

Além da dopamina, o consumo do café estimula a produção de ácidos clorogênicos, que agem diretamente nos sistemas de gratificação do cérebro. Ao serem estimuladas, essas áreas provocam a sensação de euforia, beneficiando a motivação do funcionário e ajudando a afastar a depressão.

Embora os benefícios sejam muitos, o consumo com moderação é recomendado. Por isso, evite tomar mais de quatro xícaras grandes ou o equivalente a 500 gramas de cafeína. Nutricionistas costumam sugerir o consumo fracionado de café durante o dia, além de evitar o consumo com o estômago vazio.

Outra dica importante é evitar o consumo em garrafas térmicas que armazenam a bebida por um longo tempo. Isso porque esse processo de armazenamento do café estimula a produção de toxinas, aumentando sua acidez e tornando-o extremamente prejudicial ao sistema gastrointestinal.

 

Confira a matéria na íntegra:

http://blog.baristo.com.br/os-beneficios-do-cafe-na-disposicao-para-o-trabalho/

Recomendados

Sustentabilidade

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) [...]

Saúde e bem estar

Hoje é celebrado o Dia Nacional do Chefe de [...]

Gestão de pessoas

O novo Coronavírus tem transformado a forma [...]