Mês mundial de combate ao câncer de próstata!
Escolhas saudáveis de alimentação fazem diferença na proteção contra o adoecimento. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a alimentação inadequada é a segunda causa do adoecimento por câncer.
No Brasil, de acordo com a Associação Saúde da Próstata, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. O mais assustador é que, em valores absolutos, considerando o aparecimento dos diversos tipos de câncer em ambos os sexos, o de próstata é, ainda, o segundo tipo mais comum.
Falar em prevenção do câncer implica em observar a diminuição de determinados fatores de risco, como o excesso de peso e a obesidade. Um estilo de vida saudável é importante para evitar a inflamação clínica de baixo grau e o consumo de frutas fortalece a capacidade antioxidante do organismo. No mesmo sentido, estimular o encurtamento telomérico de células cancerígenas, como faz o brócolis, pode ser fundamental.
A melancia, além de ser uma boa fonte de cis-licopeno (4,5mg/100g), é também fonte de citrulina, o que ajuda na perfusão sanguínea e na saúde cardiovascular, o que pode ser muito importante, já que os homens são mais predispostos a eventos cardiovasculares. Para a saúde da próstata é interessante o consumo de frutas ricas em licopeno, esse carotenoide muito especial que já demonstrou, em estudos prévios, modular a atividade da 5 alfa-redutase. A goiaba também é uma fruta riquíssima em licopeno, chegando até a 6mg/100g de fruta, dependendo do cultivo. Temos ainda o tomate e o mamão como boas fontes de licopeno.