Empreendedorismo

Segurança do trabalho nas empresas

PUBLICADO EM: 7 de abril de 2020

Cerca de 2,3 milhões de pessoas morrem e outras 300 milhões ficam feridas por ano em acidentes de trabalho. Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) assustam, mas são um alerta para o quão importante é se preocupar com a gestão de SST (saúde e segurança do trabalho) dentro de qualquer organização.

Até mesmo porque, na prática, muitos empresários ainda enxergam isso apenas como um gasto desnecessário. Mas implementar um bom sistema de prevenção de acidentes é, na verdade, um investimento. Há ganhos na redução de acidentes, no menor custo de produção, na melhoria do clima organizacional e até mesmo na valorização da imagem corporativa frente aos mais diversos públicos.

 

Confira algumas dicas que podem ser aplicadas em qualquer contexto:

  1. Profissionais qualificados

Uma boa gestão de Saúde e Segurança do Trabalho começa com profissionais capacitados para realizar esse serviço. Médicos, enfermeiros, engenheiros e técnicos em segurança do trabalho qualificados são peças fundamentais para entender o contexto e desenhar a melhor estratégia para minimizar os riscos presentes.

  1. Integração de dados

Para criar ações efetivas, é preciso ter todas as informações necessárias. Isso só é possível com uma integração total dos dados das mais diferentes áreas. Recursos Humanos, Compras, Comunicação e Produção, por exemplo, devem manter um relacionamento próximo para administrar os documentos e canalizar os esforços para ações que atinjam os principais riscos que a empresa enfrenta.

  1. Conscientização dos trabalhadores

De nada adianta ter um ótimo programa de Saúde e Segurança do Trabalho se os seus funcionários não sabem como ele funciona. E por mais que eles entendam a importância das regras, é preciso sempre reforçar quais são elas. Para isso, a realização de treinamentos e a formalização de processos são necessidades básicas. São essas ferramentas que reforçarão a importância de cada ação, desde o uso dos EPIs até as regras em casos de emergência.

 

Confira a matéria na íntegra:

https://www.ocupacional.com.br/blog/2019/02/19/9-dicas-para-uma-boa-gestao-de-sst/

Recomendados

Saúde e bem estar

O Fenômeno do ‘Loud Quitting’ [...]

Destaque

Agora você tem mais uma opção de pagamento! [...]

Gestão de pessoas

Atualmente, tanto empresas, quanto os [...]

[gs-fb-comments]