Sustentabilidade

Pensando no Futuro

PUBLICADO EM: 4 de junho de 2020

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe uma série de desafios para as diversas economias mundiais, mas também fez com que viesse à tona a necessidade urgente de as empresas, os governos e a sociedade investirem cada vez mais na sustentabilidade.

Para combater esse vírus é necessário seguir tendências ecológicas, ajudando assim não só o meio-ambiente, mas a todos nós realizando medidas sustentáveis como:

Menos ar-condicionado e mais janelas abertas

O sol e o ar puro estão sendo louvados como fatores de prevenção ao contágio do Covid-19. Estamos sendo orientados a desligar o ar-condicionado nas residências e áreas comerciais, abrir as janelas e deixar o ar de fora entrar. A mesma orientação vale para quem circula de carro.

O uso excessivo de ar-condicionado – com seus filtros de pólen nem sempre impecavelmente limpos – está associado a doenças respiratórias e alérgicas. É claro que o ar-condicionado oferece conforto nos dias mais quentes. Ele será necessário para as cidades cada vez mais quentes com as mudanças climáticas.

Mas os meses de confinamento e cuidados com o ar viciado dos ambientes fechados provavelmente trarão a valorização de projetos arquitetônicos que aproveitem a circulação natural de ar, renovando o ambiente com o frescor de fora. Isso será bom não só para nossa saúde. A redução no uso do ar-condicionado também diminuirá o consumo de energia e o vazamento para a atmosfera de gases refrigeradores com alto potencial de efeito estufa. Respiraremos melhor.

Valorização das áreas naturais

Semanas ou meses de confinamento dentro de apartamentos, olhando para a paisagem urbana na janela. Enfrentando angústia e perdas. As pessoas já estão manifestando desejo de maior contato com a natureza. As famílias que podem estão escolhendo passar o período de quarentena em casas de campo ou na praia, em contato com a natureza.

Passeios em áreas naturais ou perto de cenários como montanhas, lagos ou praias reduzem o estresse no período de distanciamento social. Os ambientes naturais sabidamente oferecem sensação de paz nos momentos difíceis. Observar o ciclo natural ou movimentos simples como uma formiga subindo uma árvore ajudam a oferecer conforto.

O ar puro e a paisagem natural têm efeito reconhecido para a saúde mental, para recompor a imunidade. Muitas cidades fecharam o acesso aos parques públicos urbanos, privando os cidadãos desses espaços verdes. A privação aumentará o valor desses metros quadrados de natureza sobreviventes nas grandes cidades.

Recomendados

Saúde e bem estar

O Fenômeno do ‘Loud Quitting’ [...]

Destaque

Agora você tem mais uma opção de pagamento! [...]

Gestão de pessoas

Atualmente, tanto empresas, quanto os [...]

[gs-fb-comments]