Hoje é celebrado o Dia Nacional do Chefe de Cozinha, data instituída em 1999 pela Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA), para homenagear os profissionais que se dedicam a preparar pratos deliciosos.
Todo profissional usa além de sua técnica, muita criatividade, dedicação, sensibilidade e paciência para criar diferentes pratos com diversos sabores e texturas satisfazendo todos os gostos e clientes.
Em homenagem a esta data convidamos o Chefe João Muratore para nos contar um pouco como é trabalhar nesta área, em meio a tantos desafios. João é filho de italianos e desde criança frequentava a cozinha juntamente com seus pais e avós. Era lá que a família se reunia. E foi lá que ele escolheu por esta profissão, aos 35 anos de idade.
Para João a maior alegria e satisfação é o reconhecimento dos clientes, amigos e da família quando a comida está boa. Ele afirma: “Antes de querer ser um chef, seja um excelente cozinheiro. ”
O chefe ainda dá uma dica para quem quer seguir na profissão: Estudar. João afirma: “Para quem quer seguir a profissão, sugiro estudar muito, cozinhar de manhã, à tarde, à noite. Respire gastronomia, se profissionalize, esteja preparado para muito trabalho. Deixe o glamour da cozinha para à televisão, pois aqui a vida real é bem puxada, mas no fim muito gratificante. ”