Agradecer, elogiar, ajudar, sorrir, pequenos gestos que podem ser muito valiosos em um dia em que tudo parece ruim.
Por isso, nesse Dia Mundial da Gentileza vamos mostrar a história do dia além de falar sobre a importância de se ter gentileza nas organizações.
O dia Mundial da Gentileza é celebrado em 13 de novembro. A data surgiu em 1997 em um congresso no Japão a partir do movimento do grupo Small Kindness Movement of Japan que era composto por várias nações diferentes, que praticavam ações de gentileza em seus países.
Após três anos, o movimento mundial pela gentileza foi lançado e até hoje é comemorado pelo mundo inteiro.
Promovendo a gentileza no trabalho
Convivemos diariamente com pessoas diversas durante horas em um mesmo espaço, por isso é mais do que necessário que os relacionamentos sejam harmoniosos.
Cinco ações de gentileza no trabalho:
Cumprimentar as pessoas: É sempre bom chegar em um ambiente e ser bem recebido. Cumprimentar, dar um bom dia e se despedir das pessoas, já um grande passo para um começo de gentileza.
Palavras mágicas: O uso das palavras “Muito Obrigada”, “Por Favor”, “De nada” são essenciais para se ter no vocabulário do dia a dia, não só por uma questão de educação, mas para gentil também.
Elogios: Quem aí não gosta de elogios? Isso é algo que deve se ter nas empresas, não como uma forma de querer se aproveitar da pessoa, mas sim com algo espontâneo, que irá motivá-la a continuar fazendo um bom trabalho e alegrando seu dia.
Atenção: Ouvir o que a pessoa diz e dar atenção de verdade para uma pessoa as vezes é tudo o que ela precisa no momento. Por isso dedique alguns minutinhos, se importe com o que ela tem a dizer.
Empatia: Talvez o elemento mais importante que liga todas as ações. Ter empatia é essencial para se criar gentiliza, afinal se colocar no lugar do outro irá gerar novas ações a partir do que você acredita que a pessoa precisa no momento. Só de ter essa compreensão sobre o que o outro pode estar passando e querer melhorar o seu dia já é algo muito gentil.
Criar bons relacionamentos e ser mais humano faz com que as corporações melhorem, gera maior engajamento dos funcionários e melhora o clima do ambiente.