Estamos vivendo um período de pandemia causada pelo Coronavírus, onde é necessário muito cuidado com a sua higiene.
Aproveitamos que hoje é o Dia Mundial de Higienização das Mãos e separamos um texto com dicas e falando sobre a importância de manter a higiene das mãos.
Por que higienizar as mãos?
A prática remove os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos. Não lavamos as mãos porque não acreditamos como pode ser prejudicial.
Talvez por preguiça ou porque pensamos que já estão limpas. No entanto, é preciso saber que os vírus, bactérias e contaminantes estão por todos os lados, inclusive em lugares que supostamente estão limpos.
Qual deve ser o tempo de duração do procedimento?
A higienização simples das mãos deve ter duração entre 40 a 60 segundos.
Devo retirar joias e relógio durante a higienização das mãos?
Sob esses objetos, frequentemente acumulam-se microrganismos. Por isso, devemos retirá-los antes de situações de maior risco de contaminação ou transmissão de vírus e bactérias, como antes do preparo de qualquer alimento; em contato com pacientes doentes; e antes de tratar algum machucado. Guardamos esses objetos, higienizamos as mãos e estamos protegidos.
O álcool em gel substitui a lavagem das mãos?
Não. O álcool gel é indicado para a desinfecção das mãos. Em tempos de gripes e viroses é absolutamente fundamental, mas não substitui a água.
Confira a matéria na íntegra: