Alguns erros em planos de negócios são muito recorrentes. Pior ainda, são prejudiciais e não raramente catastróficos.
Por isso, confira abaixo alguns dos erros em planos de negócios que são comuns e algumas dicas de como evitá-los.
Concorrência subestimada
Uma das expressões mais comuns nos planos de negócios que ouvimos é “Nosso produto/serviço é tão inovador que não temos concorrentes”.
Muito cuidado com esta afirmação, pois você pode até não ter concorrentes diretos, mas sempre haverá produtos ou serviços substitutos ao seu.
A pergunta que se deve fazer é “Se meu produto/serviço não existisse, de que forma o cliente teria sua necessidade atendida?”. Aí está o seu concorrente que você deve tratar no seu plano de negócio.
Falta de um objetivo
Não há um objetivo estabelecido para o negócio. Não existem metas de vendas, não há uma visão clara do futuro do negócio, existem poucas evidências de uma estratégia por trás do negócio.
Bons planos de negócios definem explicitamente quanto de vendas pretende atingir depois de certo período de tempo ou quanto do mercado pretende alcançar.
As declarações de visão não devem se limitar a clichês sem sentido nem significado para o negócio e as metas são mensuráveis, específicas, atingíveis e relevantes.
Dificuldade de demonstrar vantagem competitiva
Muitas vezes, o empreendedor tem um bom negócio nas mãos, mas não consegue descrever sua ideia no papel ou, pior, acha que tem um grande negócio, porém não demonstra nada de diferente do que existe no mercado.
Este tipo de erro é típico de quem não estudou adequadamente o mercado nem o concorrente, deixando a emoção esconder a visão real do diferencial efetivo de seu produto/serviço.