Gestão de pessoas

Como as vagas “trampolim” estão moldando o mercado de trabalho?

PUBLICADO EM: 3 de novembro de 2023

Atualmente, tanto empresas, quanto os próprios trabalhadores, consideram que a experiência é um fator importante para a vida profissional, servindo de filtro para o setor de RH escolher os melhores e mais aptos candidatos para uma vaga em sua instituição. 

Por conta disso, os trabalhadores estão começando a investir cada vez mais em suas habilidades, para aumentarem suas chances na disputa de vagas e tornarem-se profissionais competentes.  

Nesse artigo, vamos explicar o que são as vagas “trampolim” e como elas vêm afetando o mercado de trabalho. 

 Confira!  

O que é uma vaga “trampolim”? 

As Vagas Trampolim são posições temporárias, elas te proporcionam experiência no mercado de trabalho e servem como “atalho” para você chegar onde deseja profissionalmente. 

Entenda as motivações e vantagens em se inscrever nas vagas trampolim: 

  1. Migração para uma nova área de atuação ou profissão: 

No caso de você ter decidido transferir a sua área de atuação, ou mesmo a sua profissão, as vagas trampolim podem te auxiliar a ganhar conhecimento prático no seu novo segmento profissional, ajudando você a se destacar em futuros processos seletivos, principalmente nos dias de hoje, em que a triagem pode ser realizada com o auxílio da IA. 

Leia também: Como a IA pode ajudar no recrutamento e seleção? 

Veja as vagas que podem te auxiliar nesse caso: 

  • Vagas de posição hierárquica inferior; 
  • Projetos relacionados à área desejada; 
  • Serviços de Freelancer ou voluntário. 
  1. Adquirir conhecimento em uma empresa de grande porte: 

Se o seu sonho profissional é atuar em uma grande empresa do mercado nacional e você se sente em desvantagem em relação aos candidatos que já atuaram em corporações de grande porte, possuir outros tipos de vivência podem te ajudar a enriquecer o seu currículo. 

Vagas trampolim para essa situação:  

  • Ocupe um cargo semelhante em uma empresa de menor porte; 
  • Crie relação com a empresa desejada pesquisando oportunidades de emprego com seus fornecedores. 
  1. Conquistar cargos de liderança: 

Seu desejo é ser referência na sua área de atuação? Também há caminhos para ajudar você a se destacar: 

  • Ser influente para seu atual vínculo profissional; 
  • Ser proativo;  
  • Vivências pessoais anteriores. 

Afinal, como as vagas “trampolim” estão moldando o mercado de trabalho? 

Agora que você já sabe o que são as vagas “trampolim” e em quais situações se aplicam, chegou a hora de entender como elas estão moldando o mercado de trabalho. 
Como dito anteriormente, a ascensão dessa modalidade é consequência da atual tendência do mercado, que procura cada vez mais profissionais qualificados. Por isso, os trabalhadores desejam se especializar e vivenciar novas experiências na sua área de atuação, desenvolvendo suas habilidades. 
Assim, as Vagas Trampolim cooperam no desenvolvimento de funcionários bem instruídos, definindo o rumo de vida das pessoas e empresas. Para as organizações, investir na captação de colaboradores experientes significa investir na qualidade de seus serviços, já que quanto mais instruído o profissional for, melhor sua produção no ambiente profissional. 
Já deu para ver que o uso de vagas “trampolim” veio para ficar, sendo uma ferramenta para os profissionais impulsionarem a sua vida. Mas você sabe outro fator que os motiva a procurar outras vagas de emprego e são um elemento chave para as empresas recrutarem verdadeiros talentos?  

Os benefícios corporativos! 

Eles são decisivos para os indivíduos se candidatarem às vagas e escolherem a empresa que desejam fazer parte. Então que tal conhecer os melhores benefícios que você pode ficar de olho na busca de futuros trabalhos? A Green é uma empresa de solução de benefícios e no nosso site você pode descobrir quais os benefícios que existem e definir os que são mais adequados para você no seu dia a dia!  

Ficou interessado? 

Então aproveite para conhecer um pouco mais sobre a gente e nossos benefícios! 
Clique aqui e veja mais! 

Recomendados

Saúde e bem estar

O Fenômeno do ‘Loud Quitting’ [...]

Destaque

Agora você tem mais uma opção de pagamento! [...]

Gestão de pessoas

Atualmente, tanto empresas, quanto os [...]

[gs-fb-comments]