Green, parceira das empresas no enfrentamento de desafios
Em tempos de calamidade pública, como as enchentes no Rio Grande do Sul, a flexibilização das obrigações contratuais trabalhistas é essencial para manter a estabilidade econômica e social. Assim como vimos no artigo anterior, a legislação trabalhista brasileira prevê um tratamento especial para situações de força maior, como desastres naturais, conforme os artigos 501 a 503 da CLT., agora, veremos que a Lei nº 14.437 oferece um conjunto de medidas que podem ser adotadas diretamente pelos empregadores ou negociadas coletivamente, garantindo segurança jurídica para todos os envolvidos.
Entre as principais medidas estão:
Além dessas medidas, a Superintendência Regional do Trabalho no RS orientou as entidades sindicais a negociarem mecanismos para manter empregos, renda e atividades empresariais, através de convenções e acordos coletivos, independentemente de atos ministeriais.
Fonte de Revisão
Este conteúdo foi revisado pelo advogado parceiro Alfeu Dipp Muratt, garantindo a precisão e a relevância das informações apresentadas. Para mais detalhes e orientações específicas, recomendamos consultar um profissional jurídico de sua confiança.
Objetivo da Green
A Green se coloca como parceira das empresas e trabalhadores, oferecendo suporte e esclarecimento sobre as medidas legais disponíveis em momentos de crise. Nosso compromisso é ajudar a garantir que todos possam superar esses desafios com segurança e clareza, minimizando os impactos negativos e promovendo a recuperação econômica e social.