Sem categoria

Maiores desafios que o setor de RH tem que enfrentar

PUBLICADO EM: 2 de dezembro de 2022

 

O setor de RH passou por muitas mudanças nos últimos anos, ganhando maior relevância dentro das organizações. Mas dos diversos desafios superados até então, ainda existem obstáculos que é preciso enfrentar. 

 Veja quais são eles lendo nosso texto abaixo. 

 

  1. Novos modelos de trabalho 

 Os novos modelos de trabalho já são uma realidade. Com tantas mudanças acontecendo nos últimos anos, um dos maiores desafios do setor de RH, é entender quais modelos são adotados nos dias de hoje (tele trabalho, home office e híbrido), de acordo com o que está previsto em lei e desenvolver os colaboradores para essas novas modalidades, que consequentemente, exigem novas competências. 

 O papel do setor ainda se mantém como uma ligação entre a empresa e o colaborador, mas agora de uma maneira muito mais forte, pois é preciso mais do que nunca, garantir a comunicação efetiva, estando atento as novas necessidades dos colaboradores.  

 

 

  1. Engajamento dos colaboradores 

 Manter os colaboradores engajados é outro ponto que o setor de RH precisa estar atento, principalmente em razão dos novos modelos de trabalho. Estimular os funcionários a vestir a camisa da empresa é importante para garantir um bom clima organizacional e o comprometimento da equipe. 

 Mas muitas vezes essa não é uma missão fácil. Justamente por estarem em novos formatos de trabalho, a tarefa de identificar possíveis colaboradores que evitam dar tudo de si pela empresa, provocando o famoso “quiet quitting” ou desistência silenciosa, torna-se ainda mais díficil. 

 O questionamento que fica, é se os líderes estão atuando da maneira correta, exercendo seu papel de incentivar a equipe, trazendo feedbacks (positivos ou negativos) e gerando a confiança que o seu time precisa.  

 

  1. Saúde mental no ambiente de trabalho 

 Metas, prazos, cobranças, pressões excessivas, alta competitivdade, esses são alguns motivos que desenvolvem as principais doenças na equipe dentro do ambiente de trabalho. 

 Em razão disso, a função dos líderes também é saber identificar os sintomas, entender cada caso e tomar medidas que ajudam na saúde mental do colaborador de maneira preventiva. 

 De acordo com o Relatório Mundial de Saúde Mental da OMS (Organização Mundial da Saúde), publicado em junho desse ano, apontou que um bilhão de pessoas que viviam com algum transtorno mental em 2019, 15% dos adultos em idade ativa sofreram um transtorno mental em razão de questões ligadas ao trabalho. 

 É importante salientar que cuidar da saúde mental do colaborador, irá evitar o baixo rendimento da equipe, a diminuição da taxa de retenção e absenteísmo e a desmotivação do drem time em trabalhar naquela empresa.  

 Portanto, é responsabilidade do RH promover o bem-estar dos funcionários, transformando o ambiente em um lugar aberto para diálogos, oferecendo alternativas que auxiliam no estresse (yoga, massagem, apoio psicológico), implementando na empresa os feedbacks continuos e as avaliações de desempenho. 

 

  1. Redução de custos 

 Cada vez mais o RH é cobrado para ter uma gestão efetiva de redução de custos. 

Mesmo que não dependa totalmente do setor essa mudança, é possível contribuir para essa prática. 

 Terceirização, participação dos colaboradores, treinamentos, otimização da jornada de trabalho, processos automatizados e metas de produtividade da equipe, são algumas alternativas que podem ajudar.  

 Além disso, investir em ferramentas com o eSocial e a calculadora de benefícios, torna a gestão de custos muito mais eficiente.   

 Como já vimos, as transformações no setor de RH são constantes, assim como os novos desafios também. Portanto, é importante entender que o setor de gestão de pessoas atua com a peça fundamental de toda a empresa, seus funcionários. 

 

 Para valorizar o trabalho do seu colaborador, contribuindo para a integração de salário e uma equipe mais feliz, que tal ter os benefícios Green Card na sua empresa? Nossos cartões permitem maior liberdade e economia em diversas situações do dia a dia.  

 Entre em contato conosco e peça já o seu! 

Recomendados

Gestão de pessoas

Green, parceira das empresas no enfrentamento [...]

Destaque

Solidariedade em Tempos de Adversidade: Green [...]

Saúde e bem estar

O Fenômeno do ‘Loud Quitting’ [...]

[gs-fb-comments]