Gestão de pessoas

Employer branding: Como seu RH pode atrair e reter talentos com essa estratégia?

PUBLICADO EM: 31 de janeiro de 2023

Employer branding é um conceito que pode ser entendido como a percepção positiva que uma empresa transmite para o seu público como um bom local para trabalhar. 

 Agora, quer saber como usar essa estratégia para atrair e reter talentos? 

 Explicamos abaixo como aplicar e as vantagens que o employer branding trazem a sua empresa. Continue a leitura para entender melhor! 

 

As transformações do RH 

 Ao longo dos anos, o setor de RH passou por mudanças que impactaram nos processos e na relação entre empregado e empregador.  

 As fases definidas, segundo especialistas, são divididas em 5 momentos: 

 

RH 1.0 – Focado na demissão e contratação dos funcionários. 

RH 2.0 – Participa da gestão, oferece benefícios e reconhece o trabalhador como funcionário e não como empregado. 

RH 3.0 – Busca soluções que facilitam o dia a dia, os processos seletivos e é visto como “consultor de talentos”. 

RH 4.0 – A tecnologia e a automação fazem parte dos processos, tornando o RH gestor do capital humano, reconhecendo as principais habilidades dos colaboradores. 

RH 5.0 – Momento atual, onde o setor usa a tecnologia (Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas) para criar soluções focadas no bem-estar e nas necessidades humanas.  

 

O RH e o Employer branding  

 Employer branding é um terno que surgiu pela primeira vez na década de 90, onde nessa mesma época o RH passava pela fase 2.0. Mas ao contrário do que muita gente pensa, as empresas só começaram a investir nessa prática de alguns anos para cá. 

 É então que surge o questionamento: qual é o papel do RH dentro dessa estratégia? 

 Quando queremos mostrar aos outros ou passar uma visão positiva da empresa, precisamos focar no elemento principal que serve de norteador para toda a equipe: a cultura organizacional 

 Formada pela visão, missão, valores, normas, comportamentos e objetivos, a cultura organizacional define a personalidade da empresa e a diferencia das demais. Por isso, cabe ao RH deixar esses pontos bem alinhados para que estejam de acordo com a identidade da organização. 

 

Vantagens 

 Agora que já vimos em qual parte da estratégia de employer branding o RH atua, é necessário entender quais são as vantagens por trás desse conceito. 

 

Veja quais são elas! 

 

  • Atração de talentos; 
  • Engajamento dos colaboradores; 
  • Redução de custo de recrutamento; 
  • Aumento das vendas; 
  • Retenção de talentos; 
  • Processos mais ágeis. 

 

Atração e retenção de talentos 

 O principal benefício do employer branding é atrair e reter talentos, isso porque ao tornar a visão externa da empresa de forma positiva em relação aos concorrentes, os possíveis candidatos sentirão vontade de fazer parte da organização ainda nos processos seletivos e os colaboradores de permanecer na instituição. 

 

Com isso, a função do RH torna-se mais ágil, fácil e eficiente. 

 Já deu para perceber que investir em estratégias que transformam a percepção da empresa, traz vantagens não só para o RH, mas para todos os envolvidos da marca empregadora. 

 Organizações como Google, Netshoes, L’Oreal e Nubank já investem em técnicas de employer branding. 

 Se você quer começar a aplicar estratégias desse conceito na sua empresa, aposte também em benefícios corporativos. As soluções de benefícios do Grupo Green Card, ajudam sua empresa a construir o reconhecimento do seu colaborador. Além disso, seus futuros candidatos também saberão dos benefícios, almejando fazer parte da organização. 

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