Reduzir custos operacionais é um desafio enfrentado por toda empresa, em absolutamente qualquer época. Afinal de contas, é justamente a diminuição dos gastos o que abre caminho para melhorar a lucratividade do negócio como um todo. E, na prática, isso traz vários benefícios diretos e indiretos.
Em meio à competitividade do mercado, que se torna cada vez mais acirrada, o segredo está em não comprometer a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. O caminho mais inteligente é, portanto, reduzir custos na empresa, evitando desperdícios, negociando condições mais favoráveis e engajando todo o time para entrar nessa missão com força total.
Seja com base na margem de contribuição de cada item ou no lucro que deseja obter, um fundamento básico se mantém: os custos. Todas as fórmulas de cálculo de preço buscam cobrir os custos das operações.
Assim, quando você tem custos muito altos, acaba chegando a um preço também alto, que pode estar acima do praticado pela concorrência. Como é de se imaginar, isso deixa sua empresa para trás na corrida pela preferência dos consumidores.
Por outro lado, ao obter uma margem mais enxuta, você pode oferecer promoções e investir na qualidade, ganhando espaço na disputa.
O que você tem que entender o quanto antes é que custos operacionais altos podem inviabilizar um negócio. Nesse cenário nada ideal, muitos empresários acabam com a (falsa) impressão de que não há possibilidade de levar a empresa adiante.
Se a concorrência consegue reduzir custos é possível. Você precisa, portanto, saber que estratégia o concorrente usa para reduzir seus custos de operação e conseguir praticar preços melhores. Além disso, custos altos são fortes indicativos de problemas internos que têm passado despercebidos, tais como:
Diante disso, cabe ao gestor descobrir quais são os gargalos e aqueles pontos que mais impactam nos custos. Com essa informação em mãos, é hora de correr atrás das devidas soluções.