Employer branding é um conceito que pode ser entendido como a percepção positiva que uma empresa transmite para o seu público como um bom local para trabalhar.
Agora, quer saber como usar essa estratégia para atrair e reter talentos?
Explicamos abaixo como aplicar e as vantagens que o employer branding trazem a sua empresa. Continue a leitura para entender melhor!
As transformações do RH
Ao longo dos anos, o setor de RH passou por mudanças que impactaram nos processos e na relação entre empregado e empregador.
As fases definidas, segundo especialistas, são divididas em 5 momentos:
RH 1.0 – Focado na demissão e contratação dos funcionários.
RH 2.0 – Participa da gestão, oferece benefícios e reconhece o trabalhador como funcionário e não como empregado.
RH 3.0 – Busca soluções que facilitam o dia a dia, os processos seletivos e é visto como “consultor de talentos”.
RH 4.0 – A tecnologia e a automação fazem parte dos processos, tornando o RH gestor do capital humano, reconhecendo as principais habilidades dos colaboradores.
RH 5.0 – Momento atual, onde o setor usa a tecnologia (Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas) para criar soluções focadas no bem-estar e nas necessidades humanas.
O RH e o Employer branding
Employer branding é um terno que surgiu pela primeira vez na década de 90, onde nessa mesma época o RH passava pela fase 2.0. Mas ao contrário do que muita gente pensa, as empresas só começaram a investir nessa prática de alguns anos para cá.
É então que surge o questionamento: qual é o papel do RH dentro dessa estratégia?
Quando queremos mostrar aos outros ou passar uma visão positiva da empresa, precisamos focar no elemento principal que serve de norteador para toda a equipe: a cultura organizacional.
Formada pela visão, missão, valores, normas, comportamentos e objetivos, a cultura organizacional define a personalidade da empresa e a diferencia das demais. Por isso, cabe ao RH deixar esses pontos bem alinhados para que estejam de acordo com a identidade da organização.
Vantagens
Agora que já vimos em qual parte da estratégia de employer branding o RH atua, é necessário entender quais são as vantagens por trás desse conceito.
Veja quais são elas!
Atração e retenção de talentos
O principal benefício do employer branding é atrair e reter talentos, isso porque ao tornar a visão externa da empresa de forma positiva em relação aos concorrentes, os possíveis candidatos sentirão vontade de fazer parte da organização ainda nos processos seletivos e os colaboradores de permanecer na instituição.
Com isso, a função do RH torna-se mais ágil, fácil e eficiente.
Já deu para perceber que investir em estratégias que transformam a percepção da empresa, traz vantagens não só para o RH, mas para todos os envolvidos da marca empregadora.
Organizações como Google, Netshoes, L’Oreal e Nubank já investem em técnicas de employer branding.
Se você quer começar a aplicar estratégias desse conceito na sua empresa, aposte também em benefícios corporativos. As soluções de benefícios do Grupo Green Card, ajudam sua empresa a construir o reconhecimento do seu colaborador. Além disso, seus futuros candidatos também saberão dos benefícios, almejando fazer parte da organização.
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