Gestão de pessoas

Como montar um organograma empresarial?

PUBLICADO EM: 17 de fevereiro de 2023

O organograma tem um papel importante dentro da empresa quando falamos de organização e hierarquia. Ele ajuda a definir qual posição cada colaborador ocupa dentro da empresa, dividido entre cargos e departamentos.

Listamos quais são os 3 tipos mais comuns e como a empresa pode ter seu próprio organograma, pensando na estrutura, desenho e processos internos.

Continue lendo e descubra.

Para que serve o organograma organizacional?

Imagine que você está em uma nova empresa que não possui cargos bem definidos. As demandas variam de colaborador para colaborador, do nível hierárquico mais alto ao mais baixo e nunca ficam centralizadas em uma pessoa só.

Certo dia você precisa pedir ajuda em uma tarefa para alguém de outro setor, mas fica em dúvida sobre quem poderia te auxiliar melhor. Com toda certeza você ficaria perdido, não é?

É nesse ponto que o organograma entra para facilitar, clarear e organizar o nível em que cada funcionário está inserido. Ele não serve apenas para ter o desenho visual para que todos da empresa tenham acesso, mas também para dividir as responsabilidades de maneira igual entre todos.

Os 3 tipos mais comuns

Existem 3 tipos de organogramas mais utilizados nas empresas que podem ser definidos como modelos tradicionais. São eles: organograma vertical, horizontal e circular.

Vamos conhecer cada um deles:

Organograma vertical (ou linear)

Como o próprio nome já diz, é montado de maneira vertical, onde no topo da pirâmide ficam os cargos mais altos (CEO’s, diretores e presidentes) e na base os cargos mais baixos (estagiários, por exemplo).

Ele também pode ser conhecido como organograma linear.

Organograma horizontal

Diferente do modelo acima, no organograma horizontal os cargos são definidos um ao lado do outro. Utilizado por empresas que não acreditam mais na hierarquia e na subordinação das funções, é construído com o cargo mais alto no mesmo nível dos outros.

Organograma circular

Nesse tipo de organograma, o trabalho em equipe é o que importa. No centro, ficam os responsáveis e ao redor os demais funcionários.

Agora que já conhecemos cada um deles, precisamos saber como montar um organograma que faça sentido para a sua empresa.

Veja o passo a passo abaixo.

1. Faça uma pesquisa interna

Nada melhor do que conhecer a sua própria empresa através dos seus funcionários. Conte com a ajuda dos seus colaboradores para entender como funcionam os processos, entrega das demandas e responsabilidades de cada área.

2. Escolha qual organograma faz mais sentido para a sua empresa

Depois que você coletou todas as informações possíveis sobre o papel de cada um, é hora de identificar com qual organograma sua empresa funcionaria melhor.

Qual é o perfil dos seus colaboradores? São mais produtivos e autônomos ou preferem trabalhar em equipe?
Os antigos modelos de organograma da empresa ainda funcionam hoje em dia?
As demandas da empresa podem ser entregues de forma individual ou coletiva?
Minha empresa irá se adaptar a determinado modelo?

Essas são algumas perguntas que podem ajudar a definir esse segundo passo.

3. Escolha a melhor ferramenta

Existem várias formas de montar o organograma. Pode ser um esboço no papel, em programas como Word, Powerpoint e Excel ou em ferramentas próprias para isso. O importante é que fique claro e ao alcance de todos para eventuais consultas.

4. Separe os níveis por cores diferentes

Após montar o organograma, é o momento de definir as funções. Para isso, pintar os níveis com cores diferentes trará mais clareza, tornando o esquema mais visual e fácil de ser compreendido por todos.

5. Apresente para a equipe

De nada adianta ter o organograma pronto, se não for divulgado. Para que o modelo escolhido seja efetivo, é necessário que todos da empresa tenham acesso e entendam suas funções.

6. Peça feedbacks

Determine um período de adaptação para que todos se acostumem com a descrição dos cargos e tarefas. Depois faça uma pesquisa de feedback para entender o que os colaboradores acharam do novo modelo e quais melhorias poderão ser feitas a partir disso.

Montar um organograma não é uma tarefa difícil, mas é preciso atenção as funções que cada um exerce dentro da organização para que ele seja criado de acordo com a realidade de cada empresa.

Se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais para mais dicas como essas para o setor de RH.

Aproveite para conhecer nossos cartões corporativos feitos para empresas, usuários e estabelecimentos, que proporcionam ao trabalhador mais qualidade de vida e bem-estar.

Recomendados

Gestão de pessoas

Green, parceira das empresas no enfrentamento [...]

Destaque

Solidariedade em Tempos de Adversidade: Green [...]

Saúde e bem estar

O Fenômeno do ‘Loud Quitting’ [...]

[gs-fb-comments]