Gestão de pessoas

Networking no LinkedIn: Como expandir sua rede de contatos profissionais?

PUBLICADO EM: 10 de julho de 2023

Entre tantas redes sociais que conectam os usuários uns aos outros, o LinkedIn ainda é conhecido como a plataforma voltada exclusivamente para o trabalho.  

Fundado em 2002 nos Estados Unidos, ele só veio para o Brasil em 2010. Contudo, nos últimos anos, tem se tornado uma rede social que vai muito além das publicações de vagas e atualizações de emprego. 

Separamos 6 dicas de como é possível expandir a sua rede de contatos profissionais, utilizando estratégias que ajudam você a aproveitar a plataforma ao máximo para atingir as pessoas certas, seja criando conteúdo ou aumentando seu networking. 

Continue lendo e confira! 

Afinal, para que serve seu perfil no LinkedIn? 

Criada para ser uma rede social de referência sobre o ambiente corporativo, o LinkedIn abrange todos os públicos. Desde jovens que estão iniciando no mercado de trabalho, até quem já está nessa jornada, mas busca se atualizar sobre sua área de atuação.  

Uma das principais funções da rede, está em apresentar aos usuários vagas referentes ao seu perfil profissional e ajudar as empresas a encontrar os melhores candidatos que se encaixam nas suas necessidades.   

Dica de leitura: Como a IA pode ajudar no recrutamento e seleção? 

Além disso, a plataforma é ideal para quem quer: 

  • Entender melhor sobre o mercado de trabalho; 
  • Ler relatos sobre experiências vividas por outras pessoas nas empresas; 
  • Trocar ideias e informações a respeito de assuntos corporativos; 
  • Participar de processos seletivos; 
  • Registrar seu histórico profissional; 
  • Acompanhar e se conectar com pessoas do mesmo nicho de atuação. 

Dicas para expandir sua rede de contatos profissionais 

1-Conheça o público que está presente no LinkedIn 

Mesmo que pareça óbvio, há algumas estratégias para entender e encontrar pessoas que podem fazer parte da sua rede.  

Analisar sua própria área de atuação, pesquisar perfis relevantes, utilizar a ferramenta de pesquisa avançada dentro da plataforma, observar os grupos de maior destaque, analisar as informações demográficas oferecidas pelo LinkedIn e realizar pesquisas e enquetes com a sua rede, são algumas dicas. 

Vale lembrar que cada vez mais, o LinkedIn tem sido a rede social  utilizada pelos CEO’s, com isso, as estratégias aplicadas para atingir esse público em específico, também mudam. 

2-Estruture o seu perfil 

O seu perfil é a porta de entrada, onde suas possíveis conexões irão saber mais sobre você e suas conquistas profissionais.  

Escolha uma foto de perfil adequada com boa iluminação, personalize o banner com alguma imagem que remeta a sua profissão, descreva seu cargo atual com base nas suas competências e conte um pouco da sua jornada profissional de forma resumida na sessão “sobre”.  

3-Peça recomendações 

As recomendações no LinkedIn servem para trazer mais credibilidade aos recrutadores na hora de analisar o seu perfil, por meio de feedbacks profissionais de pessoas que já trabalharam com você.  

Peça aos seus antigos colegas e gestores, que deixem uma recomendação de acordo com suas competências. Essas “avaliações” aparecem em destaque para os recrutadores, então é uma boa estratégia para ser notado na plataforma.  

4-Compartilhe suas vivências 

Como o próprio nome já diz, as redes sociais são espaços para interação. Então o que vale é você compartilhar suas experiências com a sua rede, com o objetivo de criar conexões genuínas e gerar identificação. 

A estratégia de storytelling, arte de contar histórias de forma envolvente e persuasiva,  muito utilizada no marketing, também se enquadra no LinkedIn, pois permite que você conte histórias autênticas sobre você, sua carreira, conquistas e aprendizados profissionais.  

5-Participe de grupos do seu interesse 

Assim como em outras redes sociais, no LinkedIn também há a possibilidade de participar de grupos.  

Essa opção faz com que você conheça mais pessoas fora da sua rede, consiga ampliar o seu networking, se envolva em discussões e compartilhe seus conhecimentos com profissionais que possuem interesses semelhantes aos seus, além de aumentar a visibilidade da sua marca pessoal.  

6-Seja ativo na rede 

 O algoritmo do LinkedIn não funciona de maneira diferente das outras redes sociais. Portanto, quanto mais ativo você for, mais seu perfil irá se destacar e aparecer para outras pessoas. 

Para ser ativo, é essencial publicar conteúdos de autoria própria que sejam relevantes para a sua audiência, escrever comentários com mais de oito palavras, compartilhar conteúdos que façam sentido para você e para a sua rede, curtir publicações relacionadas a sua área de atuação e etc.  

Viu como é possível expandir sua rede de contatos profissionais? Aplicando as estratégias certas, seu perfil estará sempre em destaque para outras pessoas, aumentando assim, o seu networking. 

Há 34 anos no mercado, a Green compreende que para oferecer o melhor em benefícios, é necessário entender as necessidades e expectativas dos nossos clientes. Com isso, estamos sempre buscando nos atualizar e criar conexões com quem mais importa: você.  

Dica de leitura: Satisfação em encantar 

Leia mais conteúdos como esse em nosso perfil no LinkedIn. Além de dicas e insights, compartilhamos tudo o que você precisa saber sobre oferecer mais saúde e bem-estar ao seu colaborador.  

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