Já não é novidade para ninguém que ao longo dos anos o setor de RH vem sofrendo mudanças. Mas para acompanhar essas transformações é preciso estar atento em quais tendências irão se tornar uma realidade em 2023.
De acordo com a Gupy, 13 tendências irão impactar o RH em 2023, desafiando o setor a melhorar seus processos, além de trazer melhorias na cultura interna da empresa, aumentar a competitividade e promover novas ideias entre a equipe.
Separamos 5 dessas novas tendências para você ficar atualizado sobre o que está por vir no mercado, tornando o RH mais estratégico e focado na gestão de pessoas.
Confira!
Quando falamos em otimizar os processos de trabalho, a tecnologia entra como uma das principais ferramentas para isso. No recrutamento e seleção, a inteligência artificial facilita a divulgação de vagas, a atração de talentos e a triagem dos currículos.
Ferramentas como ATS (Applicant Tracking System) ou traduzido para o português Sistema de Rastreamento de Candidatos, surgem como uma solução para tornar esse processo mais ágil e seguro dentro do setor.
A gestão de pessoas dentro das empresas tem mudado a forma de lidar com as relações de trabalho. Mesmo que os processos sejam automatizados, ainda é necessário contar com o capital humano, parte esta que é fundamental dentro da empresa.
Com a chegada das novas gerações no mercado de trabalho, onde buscam estabilidade, remuneração adequada a sua formação e uma empresa que faça sentido com seu estilo de vida, o RH que proporciona ao candidato a melhor experiência, desde o momento do processo seletivo até a contratação, garante que esse futuro colaborador comece seu contrato muito mais motivado, engajado e com alta produtividade, ao contrário do que seria em um recrutamento tradicional.
Cada vez mais, o papel do RH está em desenvolver habilidades comportamentais, transformando gestores em líderes.
Mas muitas vezes, um gestor não sabe reconhecer a sua capacidade de liderar uma equipe. É preciso, então, investir na formação desse profissional, apostando em estratégias inovadoras.
Como novidade no mercado, muitos gestores já estão implementando a liderança complementar, um modelo que atua em conjunto com um ou dois líderes trabalhando de forma integrada na gestão de equipes, potencializando assim os resultados.
Se a tecnologia já é uma realidade, junto dela os smartphones ganham espaço nos processos de recrutamento e no home office.
Empresas que já entendem o papel dos seus colaboradores como uma geração que cresceu em meio a tecnologia, estão prontas para formar times altamente qualificados.
O conceito de expediente tradicional do escritório já não é algo favorável a todos, principalmente quando surge a possibilidade de trabalhar em casa.
Assim, com o RH reconhecendo quais cargos podem ter suas rotinas flexibilizadas, irá proporcionar para aquele funcionário mais qualidade de vida, impactando de maneira direta na sua produtividade.
Empresas que apostam em diversidade tem mais possibilidades de resolver problemas e condutas nos processos do cotidiano.
Mesmo que a diversidade e a inclusão sejam pautas discutidas há bastante tempo, ainda existem muitas empresas que não sabem fazer contratações de maneira efetiva, deixando apenas para quem tem experiência no assunto.
Mas essa nova tendência estará em alta em 2023, a partir da necessidade das empresas em promover a diversidade e a inclusão em sua cultura interna, nos seus valores e em suas contratações.
Como vimos, as novas tendências que serão cobradas no setor de RH, são desafiadoras e exigem atenção. Só será possível tornar o RH mais estratégico, acompanhando as mudanças do mercado e pensando na melhoria de cada processo.
Fonte: Gupy
Se você quer reconhecer o trabalho do seu colaborador, ofereça o melhor em benefícios corporativos com os cartões Green Card!
Entre em contato conosco e peça já o seu!