Outubro Rosa
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Câncer de Mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Ele também ocorre em homens, mas em número bem menos expressivo: apenas 1% do total de casos da doença.
Como prevenir o Câncer de Mama
Pratique atividade física
De acordo com a Fundação do Câncer, a prática regular de exercícios diminui em cerca de 1/3 os riscos de desenvolver Câncer de Mama.
Controle a alimentação Manter-se dentro de um peso adequado para sua altura e idade, é um aspecto importante. Sem contar que, em mulheres obesas, o Câncer de Mama pode ser muito mais agressivo.
Não fume
Fumar mais de um maço de cigarros por dia durante 10 anos aumenta em 60% a chance de ter um Câncer de Mama após os 44 anos. Esse é o principal resultado do estudo feito pelo Centro para Pesquisa em Câncer Fred Hutchinson, de Seattle, Estados Unidos.
Cuidado com o Álcool O álcool aumenta os níveis do estrogênio, principal hormônio envolvido na multiplicação das células tumorais nas mamas.
Procure um profissional de saúde
O autoexame das mamas é importante para que a mulher conheça o próprio corpo e perceba possíveis alterações. Ainda assim, não é a melhor maneira de identificar um tumor, especialmente na fase inicial, quando o tamanho do nódulo é bem reduzido.
Por isso, todos os órgãos oficiais de saúde são unânimes em dizer: faça acompanhamento regular com um especialista, que irá avaliar suas condições clínicas e fazer as prescrições de acordo com o seu perfil e as suas necessidades. Mantenha seus exames em dia. Cuide-se!