O conceito de inteligência emocional surgiu em 1990 com os pesquisadores Peter Salovey e John D. Mayer no âmbito acadêmico, onde essa habilidade era encontrada através de processos cognitivos intelectuais.
Mas somente em 1995 o conceito popularizou-se nos Estados Unidos por Daniel Goleman, que em seu livro diz, que a inteligência emocional só é alcançada quando o indivíduo consegue equilibrar o lado racional e o emocional.
E o que isso tem a ver com o ambiente de trabalho? É o que iremos te explicar nesse artigo!
Muitas empresas já notaram o quanto essa habilidade é importante e garante resultados positivos no dia a dia da organização. Separamos 5 dicas práticas para você aplicar com a sua equipe e ajudar seus colaboradores a lidarem com suas próprias emoções.
Vamos ver?
A importância da inteligência emocional no ambiente de trabalho
Considerada uma soft skill, a inteligência emocional tem relevância dentro das organizações, por serem ambientes que causam diversas emoções.
Pressões constantes, desafios, interações com os colegas, mudanças, imprevistos e situações de estresse, são apenas alguns exemplos.
O profissional que possui inteligência emocional sabe lidar com esses momentos, sem deixar que eles afetem a sua saúde mental. Por isso, é tão importante saber administrar as emoções, especialmente quando essa habilidade impacta toda a equipe.
5 pilares da inteligência emocional
Mesmo que pareça algo complicado, a inteligência emocional é um processo contínuo de autodesenvolvimento que pode ser construído por meio de 5 pilares:
Autoconhecimento: saber reconhecer suas próprias emoções e sentimentos;
Automotivação: capacidade de dirigir e comandar suas emoções;
Controle emocional: saber lidar com seus sentimentos e adequá-los a cada situação do dia a dia;
Reconhecimento de emoções em outras pessoas: saber reconhecer os sentimentos dos outros e ter empatia;
Habilidade em relacionamentos interpessoais: a partir do reconhecimento das emoções dos outros, conseguir criar interações sociais de qualidade.
Dicas práticas para desenvolver a inteligência emocional na sua empresa
Mesmo que essa skill seja um requisito para muitas organizações, os profissionais de RH também podem ajudar a desenvolver essa habilidade entre todos da equipe.
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1-Realize o mapeamento comportamental
Com times cada vez mais diversos, o mapeamento do perfil comportamental é essencial na hora de ajudar as empresas a estimular a inteligência emocional nos colaboradores. Aplicando testes, dinâmicas em grupo ou entrevistas individuais, o RH consegue identificar melhor cada funcionário, entendendo quais são suas necessidades, competências e desejos.
2-Respeite as diferentes personalidades
A partir da análise comportamental, as empresas conseguem entender e respeitar a personalidade de cada um, para que a partir disso possam estimular as mudanças que a equipe precisa.
3-Ofereça feedbacks
O diálogo entre empresa e colaborador, através dos feedbacks, torna a comunicação mais transparente e efetiva, garantindo o aprimoramento contínuo da equipe e o alcance dos objetivos da organização.
4-Realize treinamentos
Ofereça capacitações aos colaboradores, ajudando no crescimento pessoal e profissional que envolvam atitudes e postura no ambiente de trabalho.
5-Invista em programas de saúde mental
Sendo incorporado na cartela de benefícios das empresas, os benefícios de apoio psiquiátrico e psicológico também são importantes. Os problemas relacionados à saúde mental podem ser reduzidos através desses programas, diminuindo o número de afastamentos por doenças relacionadas ao trabalho.
6-Cuide do bem-estar da sua equipe
Além da saúde mental, o bem-estar também é essencial na hora de aplicar estratégias que melhorem a inteligência emocional dos times. Ofereça benefícios para o seu colaborador que façam parte da sua vida dentro e fora do ambiente de trabalho.
Viu como é possível ajudar os colaboradores a desenvolverem a inteligência emocional nas empresas? Com esforço, paciência e dedicação de todos essa habilidade irá sendo construída aos poucos.
Os benefícios também ajudam nessa prática, principalmente quando são adequados para cada equipe e oferecem mais saúde e bem-estar no dia a dia do funcionário.
Leia também: Por que você deve oferecer benefícios ao colaborador com contrato intermitente?
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