O conceito de endomarketing surgiu no Brasil nos anos 70, onde a partir dos estudos de Saul Bekin, criador do termo, foi sendo implementado pelas empresas como uma das principais ferramentas para melhorar o clima organizacional.
Listamos 6 ações que é possível fazer dentro das organizações para valorizar os colaboradores, resultando no engajamento da equipe e no cumprimento de metas e resultados.
Quer saber quais são elas? Continue lendo e confira!
Pesquisa de clima organizacional
Antes de pensar em possíveis estratégias que possam valorizar a cultura interna da empresa, é necessário entender como anda o clima organizacional.
Crie uma pesquisa para ser respondida pelos colaboradores para saber como está a qualidade, o bem-estar e o nível de satisfação daquele funcionário no ambiente de trabalho.
Procure realizar esse questionário de tempos em tempos, com perguntas que seu time fique confortável em responder. Assim, você sempre terá informações novas de como as estratégias de endomarketing estão sendo recebidas pela equipe.
Feedbacks e treinamentos
Todo colaborador merece entender em qual ponto precisa melhorar ou se está atingindo as expectativas dos seus gestores.
A cultura de feedback surge para que os líderes possam listar os pontos positivos e os pontos em que o funcionário merece atenção para ajudá-lo a conseguir se desenvolver dentro da empresa.
A partir disso, os treinamentos em equipe servem para capacitar o time transformando-os em profissionais aptos para lidarem com desafios e atingir os objetivos da empresa com mais facilidade.
Comemorações de metas e resultados
Até as vitórias mais simples, merecem ser comemoradas. Essa estratégia além de promover a interação entre todos, faz com que o time fique motivado para alcançar as metas em conjunto.
Use instrumentos que façam barulho como cornetas, buzina ou sinos, assim quando uma meta for batida todos podem vibrar juntos.
Plano de carreira bem definido
Ninguém gosta de trabalhar em uma empresa onde não exista a possibilidade de crescer. É nesse ponto que o plano de carreira serve para motivar e guiar aquele colaborador, oferecendo uma perspectiva de crescimento dentro da organização e por isso, também faz parte das estratégias de endomarketing.
Com isso, a empresa demonstra transparência, segurança e valorização desse funcionário, ao ter as etapas bem definidas sobre o que ele precisa fazer para progredir internamente.
Momentos de integração
É comum muitas empresas fazerem festa de final de ano para reunir toda a equipe. Mas não é necessário que essa ação seja feita apenas uma vez por ano.
A integração entre todos deve acontecer todos os dias. Pode ser em um happy hour, em alguma data comemorativa, aniversário dos colaboradores ou na hora do almoço.
O importante é incentivar essa interação, estimulando a conversa e o diálogo entre todos do time.
Por mais que os benefícios de vale-refeição e vale-alimentação ainda sejam os preferidos entre os colaboradores, a empresa deve entender que outras vantagens ela pode oferecer para que os funcionários se sintam bem, queiram permanecer na organização e fiquem satisfeitos fora do ambiente de trabalho.
Mas como é possível fugir do óbvio?
Realize uma pesquisa interna (aquela que comentamos lá no início) e veja quais benefícios a equipe sente mais necessidade em ter.
Existem várias opções de benefícios que podem ser ofertadas para o seu time. Veja algumas delas:
Leia também: Como os benefícios corporativos podem ajudar na atração e retenção de talentos?
Você já viu que o endomarketing deve fazer parte da cultura da empresa todos os dias. Nem sempre é preciso ter ideias mirabolantes para colocar as ações em prática e garantir a satisfação dos colaboradores.
Por isso, se você quer oferecer benefícios que façam sentido para o seu funcionário, nós temos a solução! O Grupo Green Card possui diversas opções que garantem a qualidade de vida e bem-estar do trabalhador com nossos benefícios corporativos.